Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sábado, 28 de novembro de 2009

Ministro Haddad não aparece para visita no campus da Univasf

Foi cancelada a visita que o ministro da Educação, Fernando Haddad, faria hoje (26), à região.
Haddad estaria à tarde no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, para participar da solenidade de cinco anos da instituição.
Segundo informações, o ministro ficou impedido de participar do evento devido a problemas técnicos no seu vôo.

Visita de reitora marca início da implantação de unidade do IFET em Juazeiro














A cidade de Juazeiro está mais próxima de receber uma unidade de ensino do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFET). Na tarde do dia 16/11 a reitora do Instituto Federal da Bahia (IFBahia), Aurina Oliveira Santana, esteve na cidade e visitou as instalações do Campus II da Univasf, onde possivelmente vai ser instalado um núcleo avançado de educação. O encontro é o resultado de uma articulação política do prefeito Isaac Carvalho e do deputado federal Daniel Almeida, junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, com objetivo de inserir Juazeiro no plano de expansão do ensino técnico do Governo Federal.
Estiveram também presentes na visita os secretários de educação Plínio Amorin, de Infraestrutura Flávio Luiz Ribeiro, o chefe de gabinete Roosvelt Duarte e o presidente da Câmara de Vereadores Crisostomo Lima, além dos vereadores Damião Medrado, José Carlos Medeiros e Mozaniel Silva, bem como representantes do IF Sertão Pernambucano e da 15º Diretoria Regional de Educação.
Aurina Santana aprovou as instalações do Campus II para iniciar as atividades do IFET em Juazeiro. “Alguns reparos são necessários, mas a estrutura do local está de acordo com os interesses do Instituto. É preciso deixar claro que antes da instalação de um campus do IFET, a cidade vai receber uma espécie de núcleo ou seja uma extensão do Instituto que ainda não terá autonomia econômico-administrativa. Desta forma, vai ser firmado um convênio com a Prefeitura Municipal para que seja dada a contrapartida necessária aos encaminhamentos para a implantação do Núcleo Avançado de Educação”, explicou.
De acordo com a reitora do IFBahia antes da instalação do núcleo prevista para o ano de 2010, serão realizadas audiências públicas para ouvir a população e adequar as necessidades detectadas às possibilidades de cursos oferecidos pelo Instituto. “A partir do que for definido na audiência e levando em consideração os eixos educacionais mais interessantes para a realidade de Juazeiro vamos definir quais os cursos vão dar início às atividade do IFET na cidade, realizar uma seleção simplificada para os alunos e ainda uma seleção provisória dos professores e as aulas poderão então ser iniciadas”, acrescentou Aurina Santana.
A reitora do IFBahia informou ainda que a transição de Núcleo Avançado de Educação para campus do IFET não tem uma previsão predeterminada. “Em alguns casos essa mudança pode acontecer o mais rápido do que se imagina, mas somente o fato de instalar um núcleo de ensino na cidade já é o início do percurso. Vale salientar que os exames de concursos públicos para provimento de cargos efetivos só vão acontecer quando o núcleo passar a ser campus do Instituto”, concluiu Santana.
Contente com o avanço nas negociações o prefeito Isaac Carvalho garantiu que a Prefeitura de Juazeiro está empenhada em trazer o núcleo avançado do IFET para a cidade. “Essa é uma parceria que sem dúvidas vai dar certo porque o resultado disso vai ser importante não apenas para Juazeiro, mas para a região como um todo. Vamos conversar e definir as prioridades para essa etapa inicial da implantação do IFET que é o Núcleo Avançado, e assim impulsionar ainda mais o desenvolvimento da região”, disse.
O deputado federal Daniel Almeida se comprometeu em buscar através de emendas parlamentares os recursos necessários à manutenção do núcleo. “Juazeiro e região precisam da implantação de um instituto federal tecnológico para atender a uma grande demanda que deixou o ensino médio e não possui qualificação técnica. Antes de se transformar em um campus, vai ser preciso um esforço de todos e acredito que a Prefeitura Municipal, o Ministério da Educação e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica estão interessados em trazer uma unidade de ensino do IFET para a cidade”, analisou.
Formado pela escola Agrotécnica de Juazeiro, o presidente da Câmara de Vereadores Crisostomo Lima comentou da importância de um ensino profissionalizante para os jovens. “É um grande passo para a cidade e para a população receber uma unidade de ensino federal tecnológico. Muitos jovens agora vão ser capacitados e terão um emprego e qualidade de vida. A implantação do núcleo é só o início do processo que coloca Juazeiro lado a lado com o ritmo de crescimento do país”, comparou.
Para o diretor regional da DIREC 15º, que representa a Secretaria Estadual de Educação na região, Flamber Araújo Pinheiro, com a chegada do IFET Juazeiro se transforma em um pólo educacional. “A partir da instalação a comunidade estudantil não vai precisar se deslocar para outras cidades, fixar residência em outros lugares e ficar distante da família. Com o IFET em Juazeiro os jovens daqui e de outras cidades vão poder estudar na sua região, ter a sua qualificação, movimentar a economia e ajudar no desenvolvimento das suas cidades”, ponderou Flamber.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBahia) é resultado das mudanças promovidas no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA). Com tradição no ensino técnico-profissional e há mais de dez anos no ensino superior, o Instituto atua em sintonia com as demandas profissionais do mercado de trabalho operando desde a formação básica, passando por cursos de nível médio, até a graduação e pós-graduação.




Fonte:PMJ

Prefeito empossa novo secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos














Tomou posse  no gabinete do prefeito Isaac Carvalho, o novo secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos de Juazeiro, o engenheiro elétrico Aílton Candeia de Lima. Durante a solenidade, o prefeito Isaac Carvalho assinou o decreto que destituiu Flávio Luiz Ribeiro do cargo que exercia interinamente na Secretaria de Infraestrutura, bem como ratificou os termos do decreto que nomeou o mesmo para a gestão da Assessoria de Obras e Projetos Estruturantes a qual também vinha exercendo a função desde o início do ano. Participaram do ato, os deputados federal Joseph Bandeira e estadual Pedro Alcântara, o presidente do poder legislativo Crisóstomo Lima, os vereadores Damião Medrado, Bené Marques, Mozaniel Silva, Suzana Ramos, Mitonho Vargas, Neguinha da Santa Casa e Janeleide Pereira, além de secretários e equipe técnica do governo municipal.
A nomeação de Aílton Candeia de Lima para gestão da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos marca a consolidação da união entre o PT e o PC do B na administração municipal. Filiado há 10 anos no Partido dos Trabalhadores Candeia de Lima já trabalhava na Secretaria de Infraestrutura e garante que a população pode esperar muito trabalho e compromisso para o desenvolvimento de Juazeiro. “Vou ajudar a implementar o projeto socialista dos governos do presidente Lula, do governador Jaques Wagner e do prefeito Isaac Carvalho. Vamos executar os projetos desenvolvidos pela Assessoria de Projetos Estruturantes, cuidar dos serviços públicos e da habitação pensando sempre no desenvolvimento da cidade”, garantiu o novo secretário.
O deputado Federal Joseph Bandeira parabenizou o prefeito Isaac Carvalho pela iniciativa de buscar a aliança do PT para o fortalecimento do governo municipal. “A partir deste ato político as matrizes ideológicas dos movimentos populares se unem e além da cidade, a região norte do estado ganha com esse momento. É um prazer estar aqui e presenciar a união de forças políticas que têm como maior objetivo trabalhar pelo povo. O Partido dos Trabalhadores nasceu do Partido Comunista do Brasil e sempre caminharam de mãos dadas e isso voltou a acontecer aqui em Juazeiro e se é uma caminhada para o bem será bem vinda”, ponderou.
Isaac Carvalho comentou que a passagem do cargo de secretário de Infraestrutura de Juazeiro entre Flávio Luiz Ribeiro e Aílton Candeia de Lima fez-se necessária também para oferecer atenção especial aos projetos de expansão e desenvolvimento de Juazeiro.
“Eu agradeço muito o apoio de Flávio Luiz que desempenhou bem o papel de gestor da secretaria de Infraestrutura, mas agora vamos cuidar com muita atenção dos projetos estruturantes para a cidade e para isso ele precisa viajar muito à Brasília e à Salvador para buscar recursos para a cidade. O novo secretário Aílton Candeia de Lima já é nosso parceiro e com certeza vai nos ajudar a conduzir bem a SEIHASP e trabalhar pela cidade e por seus moradores. Este momento é muito importante já que a união de forças está consolidando uma conjuntura política que vai realizar um trabalho progressista para Juazeiro e região”, analisou Isaac Carvalho.
Ainda na solenidade o prefeito de Juazeiro nomeou Péricles João dos Santos como novo diretor de Serviços Públicos da SEIHASP, bem como Francisco de Oliveira como Gerente de Fiscalização e Controle da secretaria.
Flávio Luiz Ribeiro agradeceu a oportunidade dada pelo prefeito e declarou se sentir honrado em ajudar o governo municipal. “Foi um privilégio estar à frente de uma secretaria tão importante como é a de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos durante estes meses, mas como atuava interinamente chegou o momento de passar o cargo e continuar apenas com a Assessoria de Projetos Estruturantes. A partir de agora vou cuidar exclusivamente dos projetos para o desenvolvimento de Juazeiro e agradeço muito a minha equipe da SEIHASP porque sem a ajuda deles não seria possível realizar um bom trabalho”, analisou.
O Assessor de Obras e Projetos Estruturantes acrescentou que entre os projetos executados, em andamento e em gestão na SEIHASP, cerca de 500 milhões de reais em recursos estão sendo estimados para atende-los. “Se for possível trazer de 250 a 300 milhões de reais para executar estes projetos o prefeito Isaac Carvalho já terá implementado uma grande mudança na cidade não apenas na infraestrutura, mas também na cidadania da população e no modo de fazer política”, completou Flávio Luiz citando o novo Distrito Industrial, um Centro de Convenções, bibliotecas, ampliação da rede de água, duplicação das avenidas, a macrodrenagem e construção de casas entre os projetos a serem futuramente tratados.

Festival Edésio Santos


















Começou dia 27/11 e vai até o dia 29 deste mês a 13ª edição do Festival Nacional Edésio Santos da Canção, evento promovido pela Prefeitura de Juazeiro, mediante Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer. O festival acontece no Teatro de Arena do Centro de Cultura João Gilberto a partir das 20h. A premiação para os três primeiros colocados e melhor intérprete chega a quase R$30 mil. Este ano o Festival inova e o público internauta vai poder ouvir e escolher as canções que preferir. Para votar é preciso acessar o site www.juazeiro.ba.gov.br. A votação encerra às 18h do domingo (29), último dia do festival. Participe!Lembrando que a votação pelo site não influenciará na decisão dos jurados.

Polícia paulista faz maior apreensão de cocaína do ano

A Polícia Civil apreendeu 273 quilos de cocaína em São Paulo. É a maior apreensão da droga este ano no estado. Dois brasileiros e três colombianos foram presos por tráfico internacional de drogas na operação realizada na sexta-feira (27). A polícia ainda tenta identificar outros dois suspeitos de integrarem o grupo.


A polícia investigava a quadrilha havia três meses. Dois investigadores se fizeram passar por traficantes e nas últimas semanas marcaram vários encontros com dois integrantes do grupo, que estavam hospedados num hotel de luxo, perto da Avenida Paulista. Os policiais encomendaram a droga e prenderam a quadrilha no momento da entrega. O ponto de encontro foi próximo à Rodovia Castello Branco, numa estrada de terra, em Itu, a 101 quilômetros da capital paulista.


O entorpecente veio da Colômbia e já estava embalado em oito sacos para serem distribuídos pelo país. São Paulo era um dos pontos de venda da droga. Segundo a polícia, os traficantes traziam em pequenas quantidades para não chamar a atenção.


O grupo usava diversos meios de transporte para entrar com a droga no país, entre eles veículos, caminhões, ônibus e até aeronaves de pequeno porte que pousavam em pistas clandestinas no Brasil.


A droga agora ficará num cofre no Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) até ser incinerada.

Chapa 1 vence e FACAPE tem novos diretores e coordenadores

Após duas semanas de campanhas, emoções e muita tensão a AEVSF/FACAPE já têm novos diretores e coordenadores.
Por volta das 23h30 de ontem (27), a comunidade facapeana conferiu o resultado das eleições para os cargos de Presidente da Autarquia, Diretores Administrativos e Coordenadores Acadêmicos.
A grande vencedora foi a Chapa 1 que recebeu 59,03 % dos votos válidos, composta pelos professores Rinaldo Remigio Mendes que venceu a disputa e assume o cargo de Presidente da Autarquia e pelos professores Romério Pereira Galvão-Diretor Executivo, Prof. Mário Silvio de Oliveira Campos-Diretor Administrativo/Financeiro e pela Professora Ruth de Souza Dias Ferreira que venceu a disputa e assume o cargo de Diretora Acadêmica.


Além dos Diretores, foram escolhidos oito Coordenadores de Cursos além do Coordenador do Centro de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ministro da Educação Fernando Haddad, visita petrolina

A UNIVASF Universidade Federal do Vale do São Francisco, receberá nesta quint-feira próxima, dia 26, o ministro da educação Fernando Haddad que chega para comemorar 5 anos de atividade acadêmica da instituição.

A solenidade será realizada às 14h, no Complexo Multieventos. O novo espaço, erguido no campus Juazeiro (BA), será inaugurado nesta data, constituindo-se como um dos mais modernos da região com capacidade para 600 pessoas no auditório principal.

A programação de aniversário inclui exposição de fotos, exibição de vídeo e edição de uma revista. As respectivas mostras e publicação institucionais, produzidas especialmente para o evento, buscam retratar a trajetória da universidade, valorizando os avanços no ensino, na pesquisa e na extensão, além da infraestrutura física e acadêmica oferecida a quase 3.500 estudantes, 340 docentes, 235 técnicos-administrativos e à sociedade, que a partir de 2010 vão dispor de novos serviços e espaços nos campi de Pernambuco, em Petrolina; da Bahia, em Juazeiro e Senhor do Bonfim; e do Piauí, na cidade de São Raimundo Nonato.

Criada por lei em 2002, a Univasf inaugurou o processo de interiorização do ensino público superior no País. Em 2004 com base em consulta realizada junto à comunidade e lideranças locais abriu as primeiras graduações. Atualmente com 21 cursos de graduação e mestrados em Ciência dos Materiais e Ciência Animal, a Univasf tem se firmado como pólo científico, agregando 43 grupos de pesquisa cadastrados nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.

Sobre o evento em homenagem aos cinco anos da Univasf, o reitor José Weber destacou a importância de toda a equipe na construção da universidade e disse: “Convidamos toda a comunidade universitária e externa para comemorar momento tão significativo para a nossa instituição”.