sábado, 28 de novembro de 2009
Visita de reitora marca início da implantação de unidade do IFET em Juazeiro
A cidade de Juazeiro está mais próxima de receber uma unidade de ensino do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFET). Na tarde do dia 16/11 a reitora do Instituto Federal da Bahia (IFBahia), Aurina Oliveira Santana, esteve na cidade e visitou as instalações do Campus II da Univasf, onde possivelmente vai ser instalado um núcleo avançado de educação. O encontro é o resultado de uma articulação política do prefeito Isaac Carvalho e do deputado federal Daniel Almeida, junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, com objetivo de inserir Juazeiro no plano de expansão do ensino técnico do Governo Federal.
Estiveram também presentes na visita os secretários de educação Plínio Amorin, de Infraestrutura Flávio Luiz Ribeiro, o chefe de gabinete Roosvelt Duarte e o presidente da Câmara de Vereadores Crisostomo Lima, além dos vereadores Damião Medrado, José Carlos Medeiros e Mozaniel Silva, bem como representantes do IF Sertão Pernambucano e da 15º Diretoria Regional de Educação.
Aurina Santana aprovou as instalações do Campus II para iniciar as atividades do IFET em Juazeiro. “Alguns reparos são necessários, mas a estrutura do local está de acordo com os interesses do Instituto. É preciso deixar claro que antes da instalação de um campus do IFET, a cidade vai receber uma espécie de núcleo ou seja uma extensão do Instituto que ainda não terá autonomia econômico-administrativa. Desta forma, vai ser firmado um convênio com a Prefeitura Municipal para que seja dada a contrapartida necessária aos encaminhamentos para a implantação do Núcleo Avançado de Educação”, explicou.
De acordo com a reitora do IFBahia antes da instalação do núcleo prevista para o ano de 2010, serão realizadas audiências públicas para ouvir a população e adequar as necessidades detectadas às possibilidades de cursos oferecidos pelo Instituto. “A partir do que for definido na audiência e levando em consideração os eixos educacionais mais interessantes para a realidade de Juazeiro vamos definir quais os cursos vão dar início às atividade do IFET na cidade, realizar uma seleção simplificada para os alunos e ainda uma seleção provisória dos professores e as aulas poderão então ser iniciadas”, acrescentou Aurina Santana.
A reitora do IFBahia informou ainda que a transição de Núcleo Avançado de Educação para campus do IFET não tem uma previsão predeterminada. “Em alguns casos essa mudança pode acontecer o mais rápido do que se imagina, mas somente o fato de instalar um núcleo de ensino na cidade já é o início do percurso. Vale salientar que os exames de concursos públicos para provimento de cargos efetivos só vão acontecer quando o núcleo passar a ser campus do Instituto”, concluiu Santana.
Contente com o avanço nas negociações o prefeito Isaac Carvalho garantiu que a Prefeitura de Juazeiro está empenhada em trazer o núcleo avançado do IFET para a cidade. “Essa é uma parceria que sem dúvidas vai dar certo porque o resultado disso vai ser importante não apenas para Juazeiro, mas para a região como um todo. Vamos conversar e definir as prioridades para essa etapa inicial da implantação do IFET que é o Núcleo Avançado, e assim impulsionar ainda mais o desenvolvimento da região”, disse.
O deputado federal Daniel Almeida se comprometeu em buscar através de emendas parlamentares os recursos necessários à manutenção do núcleo. “Juazeiro e região precisam da implantação de um instituto federal tecnológico para atender a uma grande demanda que deixou o ensino médio e não possui qualificação técnica. Antes de se transformar em um campus, vai ser preciso um esforço de todos e acredito que a Prefeitura Municipal, o Ministério da Educação e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica estão interessados em trazer uma unidade de ensino do IFET para a cidade”, analisou.
Formado pela escola Agrotécnica de Juazeiro, o presidente da Câmara de Vereadores Crisostomo Lima comentou da importância de um ensino profissionalizante para os jovens. “É um grande passo para a cidade e para a população receber uma unidade de ensino federal tecnológico. Muitos jovens agora vão ser capacitados e terão um emprego e qualidade de vida. A implantação do núcleo é só o início do processo que coloca Juazeiro lado a lado com o ritmo de crescimento do país”, comparou.
Para o diretor regional da DIREC 15º, que representa a Secretaria Estadual de Educação na região, Flamber Araújo Pinheiro, com a chegada do IFET Juazeiro se transforma em um pólo educacional. “A partir da instalação a comunidade estudantil não vai precisar se deslocar para outras cidades, fixar residência em outros lugares e ficar distante da família. Com o IFET em Juazeiro os jovens daqui e de outras cidades vão poder estudar na sua região, ter a sua qualificação, movimentar a economia e ajudar no desenvolvimento das suas cidades”, ponderou Flamber.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBahia) é resultado das mudanças promovidas no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA). Com tradição no ensino técnico-profissional e há mais de dez anos no ensino superior, o Instituto atua em sintonia com as demandas profissionais do mercado de trabalho operando desde a formação básica, passando por cursos de nível médio, até a graduação e pós-graduação.
Fonte:PMJ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário